É corriqueiro ouvir que lavar carro é perda de tempo, é gastar dinheiro à toa, que tal operação se resume a um cuidado estético. Desta forma, também se torna comum ver carros sendo lavados naqueles esfregões de postos de gasolina, naquelas duchas em que o carro sai molhado, e por aí vai. Se você pensa assim, lhe digo, seu carro em breve começará a dar os sinais físicos dessa falta de cuidado.
Lavar o carro faz parte integral da manutenção. Tanto é que praticamente todos os manuais de uso dos automóveis, apresentam tópicos direcionados à lavagem e aos cuidados com exterior e interior do carro, aconselhando a melhor forma dos cuidados. É claro que em alguns você verá até a recomendação de produtos da própria marca, mas a questão é que, independente do produto que você usa (claro, não pense que lavar seu carro com sabão em pó é bom), a questão é que o carro precisa ser limpo, por dentro e por fora, para assim ter maior durabilidade.
Um erro muito comum, como mencionado acima, é o uso de produtos de limpeza genéricos para lavar o carro. Usar sabão em pó, detergentes de lavar louça, desengraxantes (sim, muitas vezes aquela linda espuma branca de alguns lava-jatos, é a diluição de um ou vários desses produtos), promovem uma limpeza perigosa, pois são muito abrasivos e podem trazer danos irreversíveis à pintura, aos plásticos e borrachas do seu carro, trazendo um aspecto feio e que, não tenha dúvidas, será um forte fator de depreciação no dia que você for vende-lo.
Mas então como faço pra cuidar do meu carro adequadamente??? Isso dependerá muito do tipo de uso que você faz dele. Por exemplo, se habitualmente seu carro frequenta locais com alta exposição à maresia, o cuidado com a lavagem deve ser maior, em menores intervalos (preferencialmente 1 vez por semana), mesmo que aparentemente ele esteja limpo. A maresia é altamente corrosiva e com o tempo, traz pontos de oxidação que se iniciam pelos parafusos de rodas e partes metálicas sem pintura, que depois também podem atacar a própria lataria do carro. Se seu carro fica muito exposto ao sol, não pernoitando em garagem coberta durante o dia, a lavagem e uso de cera protetora também deve ser mais frequente, bem como a utilização de protetores UV para plásticos e borrachas.
Obviamente, nem todos possuem um local para lavar seu próprio carro (como eu faço, por exemplo), mas isso não é motivo para deixar de cuidá-lo. Existem bons lava-jatos, que usam produtos adequadose prestam um serviço de qualidade, como também existem centros de estética automotiva (cada vez mais crescentes, diga-se), que podem oferecer desde uma lavagem simples, até uma bela higienização interna, serviços de martelinho de ouro (retirada de pequenas morsas), polimentos, e etc…
Independentemente de sua escolha, lavando em casa ou em empresas que prestam serviços de qualidade, a questão é, mantenha seu carro limpo e bem cuidado sempre. Você se sentirá melhor a bordo dele e, além de estar mantendo seu patrimônio, garantirá a longevidade dele e, no dia que for vende-lo, poderá explorar os melhores valores de mercado que ele pode atingir. Afinal, quando você compra um carro seminovo, qual você prefere??? Aquele que está belíssimo e bem cuidado, ou aquele que já tem aparência de velho e acabado???
Se você tiver dúvidas sobre como cuidar do seu carro, podemos te ajudar com isso!
Um forte abraço e até a próxima!